O escritório Zaha Hadid Architects venceu o concurso para construir a segunda fase do Centro Internacional de Exposições em Pequim. Localizado próximo ao Aeroporto Internacional, o complexo atualmente conta com um espaço para conferências, feiras comerciais e exposições. A fase 2 prevê uma significativa expansão para o espaço expositivo.
Localizado no distrito de Shunyi, o centro receberá residentes locais, bem como visitantes de toda a China e outras partes do mundo.
A equipe explica que as "relações integradas entre as salas de exposição, o centro de conferências e o hotel refletem na composição do centro, dispostas como uma série de linhas e geometrias interconectadas que se inspiram nas texturas dos telhados de cerâmica da arquitetura tradicional chinesa."
O projeto incluirá uma série de pátios compartilhados para reuniões informais, jardins, cafés e espaços ao ar livre para eventos públicos.
O layout do projeto mostra um grande espaço livre de colunas e flexível que pode se adaptar às mudanças nas exposições e na natureza do programa. O sistema é todo modular, de modo a minimizar o tempo de construção e os custos operacionais do centro.
Via Zaha Hadid Architects