Zaha Hadid Architects revelou imagens da obra em andamento do Centro de Arte Cívica de Zhuhai Jinwan na China. Localizado em uma das regiões mais dinâmicas do mundo, o projeto é definido para se tornar um centro de criatividade contemporânea. Fotos recentes destacam a estrutura de aço instalada para a cobertura do telhado e as obras em evolução nos quatro espaços culturais.
Desenhado por Zaha Hadid Architects, o projeto integra quatro instituições culturais distintas: um Grande Teatro com 1200 lugares; um Salão Multifuncional com 500 lugares, um Centro de Ciências e um Museu de Arte.
Embora cada uma das construções tenha características únicas, as intervenções serão unidas por uma estrutura que se estende por 170 metros de largura de leste a oeste com 270 metros de extensão de norte a sul. A estrutura distinta da cobertura une os diferentes volumes sob uma rede reticulada que se eleva acima dos quatro edifícios. Além disso, os dois volumes maiores e os dois menores são conectados por uma praça central.
Inspirados nos padrões das aves migratórias que voam em formação sobre o sul da China, as marquises são compostas por elementos que respondem a diferentes requisitos funcionais, configuradas por meio de repetição, simetria e variação de escala. A pré-fabricação, a pré-montagem e o uso da construção modular têm, portanto, um papel importante.
O desenho otimiza a luz natural em todas as áreas públicas e aumenta a conectividade; criando espaços cívicos envolventes para os residentes de Zhuhai desfrutarem ao longo do dia e da noite. As rampas convidam os visitantes para a praça no último andar, onde passarelas e escadas se conectam por um vazio central, um anfiteatro externo no lado oeste do centro permite apresentações e atividades ao ar livre. - Zaha Hadid Architects
Projetado com elementos integrantes da iniciativa ‘sponge city’ de Zhuhai, o paisagismo melhora a permeabilidade natural, armazenando e reutilizando a água da chuva. Além disso, o consumo de água é regulado por meio de sensores de umidade do solo. Visando duas estrelas no padrão de avaliação de edifícios sustentáveis da China, o projeto otimiza o desempenho térmico e fornece proteção solar externa. Além disso, outros sistemas incluirão o consumo de energia inteligente, sistemas de monitoramento da qualidade do ar interno e recuperação de calor residual.
Centro de Arte Cívica de Zhuhai Jinwan