A Base da Super Sede da Baía de Shenzhen será um importante centro comercial e financeiro em Shenzhen, servindo a área da Grande Baía de Guangdong, Hong Kong e Macau; integração de grupos de sedes corporativas em um centro de tecnologia global que acomoda 300.000 funcionários todos os dias. Incluindo locais para conferências internacionais, exposições, programas culturais e artísticos, a base da sede irá incorporar empreendimentos residenciais, um centro de transporte, pastagens botânicas e zona costeira com pântanos.
A Torre C por Zaha Hadid Architects dentro da Base da Super Sede da Baía de Shenzhen responde à sua localização na intersecção do eixo verde planejado da cidade norte-sul e do corredor urbano leste / oeste de Shenzhen. Conectando-se diretamente com seu parque adjacente e praças que se transformam em uma paisagem em terraço que se estende para cima dentro de suas duas torres, o projeto convida o público para o coração do edifício, onde atrações culturais e de lazer estão alojadas em pontes extensas que unem as torres e proporcionam vistas panorâmicas vistas da cidade.
Servido pela expansão da rede do metrô de Shenzhen, o pódio escalonado da Torre C se integra ao parque para criar um novo espaço público para esta cidade dinâmica que cresceu e se tornou um centro global de inovação tecnológica. A união das paisagens do parque com as praças cívicas dos níveis mais baixos da torre fornece acesso direto de pedestres e luz do dia ao transporte público subterrâneo. Priorizando os pedestres, o projeto da torre também inclui amplo estacionamento para bicicletas e recarga.
Informado por ferramentas de modelagem 3D desenvolvidas pela ZHA que otimizam a eficiência na massa arquitetônica, orientação e proporções fachada-piso, o projeto da Torre C é uma cidade vertical multidimensional de duas torres a cerca de 400 m, sem colunas escritórios com iluminação natural, lojas, locais de entretenimento e restaurantes, além de hotel, centro de convenções e instalações culturais com galerias de exposições.
A parede de cortina de vidro unificada e com isolamento duplo do projeto da Torre C acompanha o envidraçamento como canais verticais para auto sombreamento e incorpora registros de ventilação dentro dos canais que puxam o ar externo através de cavidades operáveis; proporcionando ventilação natural e híbrida com controle ambiental muito eficaz para cada andar.
Conectado com os sistemas de gerenciamento inteligente do distrito que monitoram continuamente as condições externas e internas, os controles ambientais internos se ajustam em tempo real para reduzir o consumo de energia com equipamentos de alta eficiência e otimização da planta de resfriamento dentro das redes centrais do distrito. O projeto também irá incorporar coleta e reciclagem de água, bem como energia fotovoltaica para coletar energia solar para o distrito.
Os jardins aquapônicos em todos os níveis dos terraços filtrarão biologicamente os contaminantes do ambiente local e os materiais compostos orgânicos de baixa volatilidade serão instalados para minimizar os poluentes internos e as partículas. Dando continuidade às ambições do distrito de integração ideal em todos os aspectos do desenvolvimento para aumentar a eficiência e o bem-estar, a aquisição da Torre C também terá como objetivo as reduções de carbono incorporadas e materiais reciclados.
O design da Torre C integra a cidade e a natureza em seu eixo verde central com o desenvolvimento orientado para o trânsito (TOD) da nova coluna de Shenzhen, criando uma 'super estrutura' que se tornará uma torre do futuro dentro da Base da Super Sede.
Equipe do ProjetoProjeto: Zaha Hadid Architects
Diretor: Patrik Schumacher
ZHA Diretores do projeto: Satoshi Ohashi, Paulo Flores
ZHA Associados do projeto: Jingwen Yang, Karoly Markos, Michail Desyllas
ZHA Líder do projeto: Xuexin Duan
ZHA Equipe do concurso: Xiaoyu Zhang, Lida Zhang, Bogdan Zaha, Gaoqi Lou, Huiyuan Li, Jiaxing Lu, Leyuan Jiang, Mariana Custodio dos Santos, Martin Gsandtner, Nastasja Mitrovic, Rui Zhao, Sebastian Andia, Xiangfan Chen, Yuan Feng, Zhiming Wang, Boyan Hristov, John Kanakas, Enoch Kolo, Karina Linsen