A Apple Marina Bay Sands cria uma presença distinta na Baía de Singapura. A estrutura de 30 metros de diâmetro é uma cúpula totalmente envidraçada com uma base de vidro preto, complementando os pavilhões irmãos em sua escala e materialidade. O projeto é o resultado de uma estreita colaboração entre as equipes de design da Apple e a equipe de arquitetura e engenharia integrada da Foster + Partners.
David Summerfield, do Foster + Partners disse, “Apple Marina Bay Sands tem tudo a ver com a delicada interação entre transparência e sombra. A estrutura dissolve a fronteira entre o interior e o exterior, criando uma plataforma mínima que flutua suavemente na água, com vista para a baía e para o espetacular horizonte de Singapura”.
Estruturalmente, a cúpula atua como uma concha híbrida de aço e vidro, na qual a malha feita com seções de aço suporta o peso do vidro e dos elementos de sombreamento. Os painéis de vidro estrutural curvos, por sua vez, restringem os elementos de aço lateralmente e enrijecem a forma geral contra cargas laterais. Dispositivos de proteção solar integrados mantêm o interior fresco. Cada um dos 114 painéis de vidro é cuidadosamente selecionado para atender aos índices de envidraçamento prescritos pelo BCA Green Mark, sistema de avaliação de sustentabilidade de Singapura.
Cada um dos anéis concêntricos dos brises diminui de tamanho conforme avança em direção ao topo do volume, proporcionando absorção acústica para o espaço interior. E o mais importante, eles se difundem e refletem a luz do dia acima em direção ao defletor, criando um efeito mágico desmaterializando a estrutura. No topo, um óculo semi-opaco possibilita a entrada de um raio de luz marcante que percorre o espaço, uma reminiscência do famoso Panteão de Roma.
Stefan Behling, Foster + Partners, disse: “A cúpula parece efêmera. O efeito traz tranquilidade e a mudança de intensidade e cor da luz é hipnotizante. Não é apenas uma celebração aos incríveis produtos da Apple, mas uma celebração da luz”.
O aspecto de cidade-jardim de Singapura flui do calçadão para os espaços internos, com dez árvores colocadas ao longo do perímetro, fornecendo sombra adicional e suave através da folhagem. Instaladas em vasos com base de couro, elas também oferecem lugares confortáveis para sentar e desfrutar do ambiente da loja e das fantásticas vistas da marina
A loja pode ser acessada através do The Shoppes na Marina Bay Sands por meio de uma entrada em pedra lindamente curvada, flanqueada pela vitrine exclusiva da Apple na avenida em ambos os lados de um espaço de 45 metros de comprimento e 7,6 metros de largura. Isso leva diretamente a um conjunto de escadas rolantes que, por sua vez, direcionam os visitantes em uma jornada “caleidoscópica” até o coração do espetacular espaço abobadado. Essa transição contrastante do centro comercial para a cúpula da Apple oferece ao cliente uma experiência marcante e estimulante. Culmina com vistas espetaculares da baía e da cidade. Durante o dia, a cúpula reflete as cores da água e do céu ao redor, enquanto à noite, a iluminação interior sutil fornece um brilho aconchegante e melhora ainda mais a experiência do horizonte espetacular de Singapura.
Contribua com a Office Connection e encaminhe seus projetos e artigos com fotos para nossa redação - gustavo@ralestrategia.com.br e inscreva-se em nossa newsletter semanal.