A pandemia aumentou ainda mais a relevância do e-commerce. Só nos Estados Unidos, o comércio eletrônico faturou, entre março e junho, US$ 77 bilhões a mais do que o esperado, segundo o mais recente relatório Digital Economy Index (DEI).
O estudo analisa em tempo real o poder de compra digital dos consumidores. Além de demonstrar os grandes impactos da pandemia da Covid-19 nos EUA, com dados das transações online de junho, já e apresenta possíveis tendências para a economia digital.
Segundo os pesquisadores, só em junho, o gasto online foi de US$ 73,2 bilhões, aumento de 76,2% na comparação com números do mesmo mês de 2019. Os níveis de compra do e-commerce estão, aliás, maiores que os do período de festas (novembro e dezembro) do ano passado.
“O cenário atual é complexo, e está em constante transformação. Por conta da quarentena, era esperado um crescimento das vendas online, que já estavam em ascensão. Entretanto, o estudo mostra que esse crescimento foi muito mais significativo do que havíamos imaginado”, comenta Stella Guillaumon, general manager na Magento.
O isolamento social e a quarentena também reforçaram a relação dos consumidores com lojas online. O fluxo de clientes novos e o de clientes que retornam depois da primeira compra — movimento que impulsionou o aumento do gasto em maio — diminuiu em junho, mas o nível de consumidores leais (aqueles que fizeram duas ou mais compras) permaneceu estável.
De acordo com a Digital Economy Index, isso aponta uma tendência de fidelização dos clientes, que, depois de se adaptarem ao comércio online, estão, aos poucos, tornando as compras pela internet um hábito.
Embora essa modalidade mantenha alto crescimento ano a ano — 130% em junho —, com o início da reabertura das lojas esse número diminuiu 21% em relação ao constatado em maio. Ainda assim, 23% dos consumidores preferem comprar online e retirar na loja a receber os produtos em casa, provavelmente porque conseguem economizar o preço do frete e receber o pedido com mais agilidade.
A Digital Economy Index oferece o conjunto mais abrangente de insights com base na análise de mais de 1 trilhão de visitas a sites e mais de 100 milhões de produtos e ainda mede transações de 80% dos principais varejistas online dos EUA.
Confira outros dados e as atualizações do Adobe Digital Economy Index
A transformação digital e a mudança cultural deixaram de ser tendências e passaram a ser necessidades nas organizações.
“O Buy Office é o primeiro Cluster Marketplace do setor para mobiliário corporativo e a nossa missão é de inovar e agregar valor as marcas e aos negócios de forma estratégica e efetiva. O mais importante, é poder estabelecer uma conexão direta permitindo “tomar o pulso” do consumidor. Mais do que nunca o setor precisa chegar mais perto do consumidor” diz o sócio diretor da Office Connection, Gustavo Sígolo.
FONTE: Office Connection
Contribua com a Office Connection e encaminhe seus projetos e artigos com fotos para nossa redação - gustavo@ralestrategia.com.br