A Amazon divulgou o projeto para sua segunda sede, um complexo localizado no estado da Virginia, EUA. Projetado pelo escritório NBBJ, o projeto oferece "um ambiente que prioriza o trabalho saudável, celebra a natureza e envolve a comunidade em várias escalas”. Com mais de 280 mil metros quadrados de escritórios, áreas de reunião e comércio de rua, o projeto busca, segundo os arquitetos, "criar uma força de trabalho e uma comunidade mais saudáveis."
The Helix oferecerá uma série de experiências de contato com a natureza, com rica vegetação interna e áreas arborizadas: a sede em Arlington “mescla natureza à paisagem urbana e cria um ambiente único e sustentável”, comentam os arquitetos. Com efeito, o projeto oferece espaços abertos que visam aproximar as pessoas da natureza em um esforço da empresa para fomentar a inovação e a criatividade.
Com foco na sustentabilidade, a nova sede funcionará com energia 100% renovável e terá selo LEED Platinum, a mais alta certificação para um desenvolvimento sustentável emitida pelo U.S. Green Building Council. Priorizando áreas de colaboração, iluminação natural e interação constante com a natureza, o projeto “promove o bem-estar, a prática de exercícios físicos e uma forte conexão com a comunidade local”.
Fazendo amplo uso de estratégias de biofilia, o projeto “oferece uma variedade de ambientes de trabalho alternativos para os funcionários da Amazon em meio a jardins exuberantes e árvores nativas da região”.
Com expectativa de criar 25.000 empregos em Arlington na próxima década, a nova sede também será aberta aos cidadãos com um parque público de 2,5 acres e um anfiteatro com mais de 200 lugares que receberá concertos ao ar livre, feiras de produtores locais e projeções de filmes.
O edifício é dividido claramente em seus espaços internos e externos. Os interiores proporcionarão aos trabalhadores da Amazon uma variedade de ambientes de trabalho alternativos, enquanto o exterior do The Helix contará com dois caminhos em espiral pontilhados com plantas locais. A Amazon afirma que planeja oferecer passeios públicos nos finais de semana.
O projeto, que segue diretamente da “beleza natural de uma dupla hélice”, também será apoiado por uma “variedade de convidativos espaços abertos”. Um anfiteatro voltado para um amplo gramado central será capaz de acomodar shows ao ar livre, feiras de produtores e filmes no parque, enquanto a Amazon planeja até hospedar um programa de residência de artista dentro do The Helix.
Assim como a dupla hélice, o campus ecoa uma dualidade também, com suporte para atividades comerciais e recreativas. Pavilhões de varejo e restaurantes estarão convenientemente localizados em todo o local, junto com um espaço comunitário que irá “apoiar iniciativas educacionais e ser flexível o suficiente para acomodar tudo, desde grandes reuniões comunitárias até pequenas classes e uso individual”. Todo o campus é proposto para priorizar passarelas, paisagismo e varejo em vez de veículos motorizados, com a maior parte do movimento de veículos acontecendo no subsolo.