2 min de leitura
17 Nov
17Nov

Como as empresas têm se adaptado às transformações aceleradas pela pandemia?

O “Estudo sobre o retorno aos escritórios”, lançado no segundo semestre de 2022 pela JLL, comprovou: a retomada do trabalho presencial já é uma realidade. 

Após a frequência de pessoas em empreendimentos corporativos administrados pela JLL despencar para 27% no início da pandemia, esse número já havia subido para 66% dois anos depois.

Assim, à medida que as expectativas de colaboradores diante de modelos popularizados a partir da pandemia atingem um equilíbrio, o híbrido deixa de ser um elemento do futuro do trabalho para se tornar cada vez mais presente. Mas, como as empresas têm lidado com transformações tão aceleradas?

Consultamos 154 pessoas de diferentes segmentos de atuação e cargos para traçar um panorama da reocupação dos escritórios e dos novos hábitos de trabalho no Brasil. 

A seguir, você terá acesso a dados sobre a evolução dos modelos adotados, os anseios de colaboradores e as características dos espaços corporativos das empresas da amostra.

Os modelos de trabalho adotados desde a pandemia

Passado o período mais crítico da pandemia e diante do aumento da frequência de público presente nos edifícios corporativos, há indícios suficientes para afirmar que o trabalho híbrido veio para ficar.

A transformação dos espaços

Desde o início da pandemia, 44,9% das empresas se movimentaram e optaram por realizar mudanças em seus escritórios.   

Novos modelos requerem novas disposições

Empresas têm investido em substituir os postos fixos por um mobiliário mais solto, com divisórias móveis e flexíveis, que permitem adequar o local de forma rápida.  

Impactos do modelo híbrido na produtividade

O modelo híbrido não só tem feito parte da realidade da maioria das empresas e, consequentemente, das pessoas, como está desencadeando resultados positivos em termos de produtividade.

Escritório incentiva cultura de colaboração

Há uma percepção clara de que os espaços corporativos desempenham um papel fundamental para a promoção de uma cultura de interação que promova a sinergia entre os colaboradores.   

"Trabalho híbrido na prática: como as empresas têm se adaptado às transformações aceleradas pela pandemia"

Link:

https://www.jll.com.br/content/dam/jll-com/documents/pdf/research/Relatorio_Trabalho_Hibrido.pdf

Fonte: JLL

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.