2 min de leitura
24 Nov
24Nov

O bloco de apartamentos Stone Garden de Lina Ghotmeh ganhou o projeto de arquitetura do ano no Dezeen Awards 2021. O prédio no Líbano " tem esse frescor notável e tem poder em sua simplicidade e elegância ", disse a juíza Christina Seilern.

Anunciado na mostra de arquitetura Dezeen Awards 2021 , o edifício, que apresenta uma fachada talhada à mão, ganhou o prestigioso prêmio de projeto de arquitetura do ano, além de ser eleito o projeto habitacional do ano.

Embora Ghotmeh fizesse parte do júri principal das categorias de arquitetura do Dezeen Awards, ela não estava presente quando essa categoria e o vencedor geral foram discutidos.

Houve 1.551 inscrições para as categorias de arquitetura no Dezeen Awards deste ano, que é patrocinado pela Dodds & Shute, Longboard Products, Knauf, Kingspan, Kvadrat, Tom Dixon e Norse Projects . Destes, 56 foram selecionados pelo nosso júri de 25 personalidades do mundo da arquitetura. 

Os vencedores das categorias de interiores serão anunciados em 23 de novembro, os vencedores de design serão revelados em 24 de novembro, os vencedores de sustentabilidade e mídia serão revelados em 25 de novembro e os vencedores de estúdio serão anunciados em 26 de novembro.

Para saber mais sobre o Dezeen Awards 2021, assine nosso boletim informativo.  

Stone Garden venceu na categoria Habitação do Ano 

Stone Garden, o primeiro projeto de arquitetura de Ghotmeh em sua cidade natal, Beirute, foi projetado para simbolizar a resiliência e a longa história da capital libanesa.

O prédio, que abriga apartamentos e também uma plataforma de arte dedicada à imagem, fotografia, debate e reflexão sobre o Oriente Médio, resistiu à explosão que destruiu grande parte de Beirute, no Líbano, em agosto de 2020.

O sistema de parede de cisalhamento de concreto armado tradicional do Stone Garden atuou como uma proteção, protegendo os habitantes do edifício, bem como os edifícios vizinhos.  

Ele está localizado em Beirute, Líbano 

Seilern, fundador do Studio Seilern Architects, disse: "O Stone Garden é baseado na percepção da arqueologia como um aspecto muito forte da arquitetura libanesa." 

"Não se concentra na estética ocidental", disse ela, acrescentando que "muito se baseia nas raízes da arquitetura libanesa e da arquitetura do Oriente Médio".

O projeto também foi o vencedor geral na categoria de arquitetura 

Seilern foi acompanhado no júri por Hanif Kara, Juliane Wolf, Cecil Balmond, Noelia Monteiro e Lina Ghotmeh, que se conheceram virtualmente em setembro.

Ghotmeh não estava presente quando a categoria do projeto habitacional e o vencedor geral foram discutidos.

O júri escolheu este projeto por sua "maravilha e poesia" e disse que o Stone Garden "vai dar uma nova plataforma para uma semente de idéias no Líbano."

O projeto foi recentemente exposto na 17ª Exposição Internacional de Arquitetura - La Biennale di Venezia e estará em exibição no Museu Nacional MAXXI em Roma e no Museu Cooper Hewitt Smithsonian Design depois disso.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.