3 min de leitura
19 Nov
19Nov

Briefing diário da COP26: o briefing da COP26 de hoje  inclui a proposta da SOM de arranha-céus que removem carbono da atmosfera, um fundo líquido zero para cidades em desenvolvimento e um pavilhão geodésico de Grimshaw feito de restos de construção.

Ao longo da  COP26, estamos publicando atualizações regulares sobre o que está acontecendo na conferência do clima e eventos ao redor. Veja toda a nossa cobertura da COP26 aqui.  

SOM revela o conceito de Sequóia Urbana 

Skidmore Owings & Merrill apresentou uma proposta de como a arquitetura poderia ir além da rede zero para criar edifícios com carbono negativo no Dia das Cidades, Regiões e Meio Ambiente Construído ontem. 

O protótipo do arranha-céu seria construído usando biomateriais que armazenam carbono, como concreto de cânhamo e madeira, bem como tecnologias de captura direta de ar disponíveis hoje, que, de acordo com a SOM, poderiam sequestrar até 400 por cento a mais de carbono ao longo dos 60 anos do edifício. ano de vida útil do que o emitido durante sua construção.

Urban Sequoia é a proposta da SOM para um arranha-céu com carbono negativo (topo e acima)

O carbono capturado poderia ser vendido para usos industriais e transformado em produtos, criando uma "economia de remoção de carbono" circular, enquanto algas e biomassa cultivadas na fachada do prédio poderiam ser transformadas em biocombustíveis para aquecimento, bem como carros e aviões.  

"O poder desta ideia é o quão alcançável é", disse o diretor da SOM, Yasemin Kologlu. 

"Nossa proposta reúne novas idéias de design com soluções baseadas na natureza, tecnologias emergentes e atuais de absorção de carbono e as integra de maneiras nunca antes feitas no ambiente construído." 

O Reino Unido lança fundo de Ação pelo Clima Urbano para ajudar as cidades em desenvolvimento a chegarem a zero 

O governo do Reino Unido comprometeu £ 27,5 milhões para apoiar as cidades da África, Ásia e América Latina mais afetadas pelas mudanças climáticas a fazerem a transição para emissões líquidas zero até 2050, em linha com o Acordo de Paris.

Em parceria com a rede de urbanismo sustentável C40 Cities, o programa ajudará os municípios locais a desenvolver sistemas de transporte público de baixa emissão, infraestrutura de energia renovável, códigos de construção sustentável e sistemas de gestão de resíduos. 

O objetivo é reduzir 40 por cento das emissões globais que vêm de prédios urbanos e, ao mesmo tempo, ajudar a criar melhores condições de vida para milhões de residentes nas cidades em todo o mundo, que serão afetados por temperaturas extremas e aumento do nível do mar em 2050.  

Grimshaw projeta o Pavilhão do Projeto Eden geodésico 

Grimshaw usou apenas materiais cultivados, bem como resíduos reutilizados ou reciclados de canteiros de obras locais, para criar "um gabinete de curiosidades climáticas" para a instituição de caridade educacional Eden Project.

O Pavilhão do Projeto Éden de Grimshaw está situado no Centro de Exposições Escocês

Em exibição no Scottish Exhibition Centre, o pavilhão geodésico imita os biomas da empresa na Cornualha e abriga objetos, obras de arte e modelos, ilustrando como podemos regenerar ecossistemas e o planeta como um todo ( via Grimshaw ).  

Foster + Partners e Perkins & Will assinam Compromisso Net-Zero Carbon Building 

Mais de 44 escritórios de arquitetura e empresas de construção assinaram o Compromisso Net-Zero Carbon Buildings do World Green Buildings Council na COP26, incluindo Perkins & Will e Foster + Partners. 

Os signatários se comprometem a atingir emissões líquidas zero em seus portfólios até 2030, levando em consideração o carbono operacional e incorporado.

A pegada de carbono da COP26 mais que o dobro dos anos anteriores 

À medida que a COP26 chega ao fim, relatórios do The Scotsman revelaram que o evento emitiu cerca de 102.500 toneladas de equivalente de dióxido de carbono (CO2e) ao longo de seu planejamento e duração de duas semanas.  

Desenhado a partir de um plano de gestão de carbono compilado pelo consultor de sustentabilidade do evento Arup, esta pegada de carbono é mais do que o dobro das 51.101 toneladas geradas quando a COP25 foi realizada em Madrid em 2019 e quase quatro vezes maior que a da COP15 de 2009 em Copenhague ( via The Scotsman ).

A COP26  acontecerá no SEC Centre em Glasgow de 1 a 12 de novembro de 2021.  Consulte o Guia de Eventos de Dezeen para obter todas as informações mais recentes que você precisa saber para participar do evento , bem como uma lista de outros eventos de arquitetura e design que acontecem ao redor do mundo.  


Comentários
* O e-mail não será publicado no site.