Localizado no Edifício Santa Catarina, na Avenida Paulista, em São Paulo, o projeto de arquitetura da nova sede da Schneider Pugliese tem arquitetura da ST ARQ Arquitetos Associados. O projeto foi desenvolvido para o próprio andar onde o escritório de advocacia já se encontrava e, desde o início, buscou tirar proveito do conceito e marca do cliente para propor soluções inovadoras.
A arquitetura tirou o máximo possível do imóvel existente para criar espaços diferenciados do “normal”, como é costume de se ver em um escritório de advocacia. A primeira solução adotada foi implementar áreas de forro aberto e um grande café como ponto central — todos com bastante iluminação e claridade.
Foram abertos também espaços para a convivência, diminuindo a distância entre sócios e staff, e as principais estratégias buscaram justamente tirar partido ambiental e espacial, além de trazer a identidade de escritório 4.0 e todas as nuances. O programa contempla ainda uma arquibancada, paisagismo e jardim seco (pedras) para poder aproveitar todo o espaço sem criar grandes custos de manutenção.
Como se trata de um escritório de advocacia tradicional, a arquitetura trouxe para o projeto a a famosa biblioteca como carro chefe da decoração, e que confere um ar elegante ao escritório. O grande desafio, segundo os arquitetos, estava no sistema de ar-condicionado do prédio — um sistema de forro gelado, mas, com o intuito de não encarecer a obra, isto foi usado a favor da arquitetura, colocando o sistema como parte de todo prédio.
A varanda tinha um desafio que era que seu uso não poderia ultrapassar na altura do guarda corpo do prédio e na parte central do café e do bar, o forro foi retirado.
Ficha Técnica
Projeto: Schneider Pugliesi Advocacia
Equipe do projeto: ST ARQ Arquitetos Associados
Construtora: Appros Engenharia