3 min de leitura
22 Nov
22Nov

HOTÉIS, EDIFÍCIOS DE ESCRITÓRIOS•OSLO, NORUEGA

  • Arquitetos: Ghilardi + Hellsten Arkitekter AS
  • Área: 21.000 m²
  • Ano: 2021
  • Fotografias: Roland Halbe , Jonas Adolfsen
  • Fabricantes:  Prodema , Rimex , Schuco , Stackbond
  • Arquiteto paisagista: Grindaker , Emil Nyustumo Horn
  • Interior: Scenario Interiørarkitekter , Nina Isabell Abrahamsen

Descrição do texto fornecida pelos arquitetos. Trabalho e lazer estão se fundindo, esta mudança cultural irreversível leva a uma recalibração ou até mesmo um repensar completo dos tipos de construção tradicionais. Vemos um aumento na demanda por edifícios mais abertos e mais flexíveis para atender a um mercado imobiliário em rápida mudança. O Hasle Universal é um edifício hoteleiro e de escritórios desenvolvido como plataforma para tal reformulação. A estrutura é projetada para mudança de uso, permitindo o retrofit do programa a qualquer momento, mas sem comprometer as qualidades espaciais e os principais requisitos técnicos.

O prédio é atualmente a casa do Quality Hotel Hasle Linie, o conceito de escritório K7, incluindo a marca de entretenimento Nent Group, e o centro de fitness Sterk Helse localizado na base.

Catalisador urbano. Hasle Universal é projetado para usos comerciais que visam servir e ativar o bairro de Hasle Linje. O edifício e o seu programa incluindo as áreas exteriores são amplamente abertos ao público, convidando os vizinhos a usufruir dos espaços e das suas instalações nos pisos inferiores. Três entradas principais e um piso térreo totalmente transparente conectam todos os lados dos arredores com o interior. O edifício negocia as diferenças de altura no local, oferecendo duas conexões externas e uma interna entre os níveis superior e inferior, unindo as áreas residencial e comercial do bairro.

Comemorando o industrial. A fachada do hotel, inspirada na história industrial do local, é um sistema de fachada unitizada. Sua repetição e simplicidade derivam do conceito de espaço universal e uso flexível. A fachada do volume do escritório investiga o conceito de regularidade e repetição, com janelas pré-fabricadas e painéis de fachada folheados a madeira. A grade de painéis, com dimensões iguais para larguras horizontais e verticais, permite condições generosas de luz do dia em todos os andares, enquanto o folheado de madeira cria um contraste suave e suave com o volume do hotel e edifícios vizinhos adjacentes.

Lobby público. O andar térreo do edifício contém um saguão de uso misto generoso que conecta as três entradas principais. O átrio funciona como o coração do edifício, ligando todos os programas do rés-do-chão ao público e aos pisos superiores. As diferentes zonas do lobby são regularmente remodeladas para uma variedade de atividades e eventos. A parte final do lobby funciona como uma rua climatizada, dividindo o prédio em dois volumes de hotel e escritório. Com a sala de conferências principal localizada no piso térreo, todos os outros espaços beneficiam da generosa altura do tecto, criando uma atmosfera de “espaço industrial” em todo o piso.

Sustentabilidade. Através do dimensionamento universal de alturas de piso e volume geral, o edifício torna-se verdadeiramente sustentável, permitindo que futuras transformações aconteçam sem esforço, sem demolição. O hotel possui alturas e profundidades adequadas para escritórios, sendo que os andares superiores também são aplicáveis como habitação. A consequente utilização de elementos em todas as partes do edifício torna a futura transformação e reciclagem mais simples.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.