1 min de leitura
03 May
03May

Após três anos da inauguração, exposição de Vik Muniz passa por reformulação assinada pelo arquiteto Fernando Brandão.. A fim de valorizar a apresentação das obras de Vik Muniz, o arquiteto trouxe um novo projeto cenografico, luminotecnica com recursos gráficos.

No quarto andar do Centro Cultural Farol Santander, emblemática atração turística da cidade de São Paulo, está a exposição permanente Vista 360, assinada pelo Vik Muniz. 

Passados três anos da inauguração, o espaço foi requalificado, com projeto do arquiteto Fernando Brandão, que trouxe uma nova ambientação e iluminação para valorizar as obras do artista. “O vermelho é a cor que é símbolo central do ‘ponto de vista 360’, cor do Farol. 

O farol é o centro das fotografias e perspectivas do Vik Muniz nessa Vista 360”, revela o arquiteto.

A exposição trouxe como novidade o autorretrato do Vik Muniz

O espaço repaginado também trouxe um autorretrato do artista, bem como um vídeo sobre a construção da obra, importante e valorizado na exposição, que é o testemunho do artista trabalhando com cerca de 4 toneladas de material reciclado, retirado do próprio edifício durante sua restauração. 

Os materiais, curiosos e surpreendentes, como tijolos, pregos, capacetes, arames, pedaços de canos, entre outros, simulam as imagens de todo o entorno e deste edifício também. Para trazer mais destaque as obras, Fernando repensou toda a iluminação, “o projeto luminotécnico foi redesenhado a fim de modernizar e dramatizar o contexto da exposição e gerar curiosidades”.

Intervenção cenografica cria um elemento grafico reforçado pela iluminação e  a nova cor na parede.  “Utilizamos a escrita como um recurso gráfico indutor de efeito, criando assim um ambiente cenográfico a fim de propor ao visitante uma expectativa positiva pra se admirar as obras do Vik Muniz”. 

Serviço
Fernando Brandao - Architecture & Design
Tel: (11) 3064-5633 @fbarchitecturedesign
www.archfb.com