4 min de leitura
30 Jul
30Jul

A Agência Dinamarquesa de Construção e Propriedade assinou o contrato chave na mão para a construção de um futuro centro de escritórios do governo em Odense. A construção de sustentação do edifício será construída em madeira e projetada por CF Møller Architects.

Com base nas últimas e melhores ofertas dos três empreiteiros chave na mão pré-qualificados, a Agência Dinamarquesa de Construção e Propriedade (BYGST) concedeu o contrato à NCC. Entre outras coisas, a oferta da NCC descreve boas soluções para funcionalidade e flexibilidade no que diz respeito ao design de interiores, bem como para as instalações técnicas que também beneficiam o clima interior e o ambiente de trabalho. Ao mesmo tempo, a arquitetura leva em consideração as visões para a área, por exemplo, convidando o público e futuros funcionários do edifício a usarem as áreas externas. 

O material da proposta para o projeto exigia que as construções de suporte de carga fossem feitas de madeira.

Todas as três propostas eram de alta qualidade e cumpriam o requisito de utilização de madeira nas construções de suporte em vez de concreto ou aço. Obviamente, estamos satisfeitos com o fato de que o desafio da indústria em relação à sustentabilidade pode ser realizado junto com nossas necessidades constantes de um local de trabalho moderno e flexível. Esperamos continuar o projeto em cooperação com a equipe da NCC e o Município de Odense, disse Signe Primdal Lyndrup, COO da Agência de Construção e Propriedade. 

Projeto pioneiro em construções de madeira na Dinamarca
Com seus 31.000 m2 de construções em madeira maciça, o projeto é o carro-chefe em edifícios de escritórios sustentáveis desse porte na Dinamarca. Colunas visíveis em madeira maciça e construções de piso CLT parcialmente visíveis são usadas como materiais de construção de suporte de carga e recorrentes. Isso contribui para uma redução de CO2 de 5.400 toneladas ao longo de 50 anos de vida, bem como para uma arquitetura sensual que terá um efeito positivo na atmosfera do edifício. 

As fachadas são feitas de alumínio reciclado como uma composição externa coerente em nuances marrom-avermelhadas que combinam com as fachadas de tijolos dos edifícios circundantes, criando assim uma expressão honesta, descomplicada e refinada.- Estamos orgulhosos, humildes e felizes por receber a informação de que, juntamente com o MOE e a NCC, vencemos o concurso para o edifício de escritórios de 31.000 m2 da BYGST em Odense. Uma construção de madeira sólida deste tamanho não será apenas definidora para a CF Møller Architects em relação aos projetos dinamarqueses em madeira sólida - ela também definirá projetos de construção pública na Dinamarca onde, neste caso, a BYGST está assumindo a liderança ao exigir CO2- edifícios de escritórios flexíveis e amigáveis em madeira maciça. Estamos ansiosos para fazer parte dessa jornada, diz Lone Wiggers, sócio e arquiteto da CF Møller. Arquitetos Møller. 

O endereço do centro de escritórios do futuro governo será 35 Lerchesgade em Odense. A área total será de aprox. 31.000 m2 sem a cave e tem escritórios modernos para 1.600 funcionários. A construção espacial do edifício define uma estrutura robusta e flexível para a variação entre espaços de trabalho de escritório e locais de reunião social. Isso significa que os usuários podem expandir ou reduzir suas instalações variadas, conforme necessário. Em sua estrutura básica, o edifício consiste em duas alas de escritórios alternadas em forma de 'C' voltadas para leste e oeste. As alas de escritórios se estendem de três a seis andares e se encontram em uma ala de construção conjunta de sete andares. A ala conjunta de sete andares do prédio abriga a parte principal das instalações de reunião do prédio inteiro, a fim de alcançar um suporte eficaz de compartilhamento máximo de conhecimento e comunicação interdisciplinar entre os funcionários. O rés-do-chão contém funções de centro de reuniões, refeitório e front-office público e dá suporte à vida urbana com acesso do público ao espaço interior ajardinado do edifício, e nichos e espaço de lazer ao longo da fachada exterior do edifício. O edifício é mais alto no meio e recua em degraus em direção aos edifícios vizinhos. Assim, o edifício se adapta ao seu entorno e também garante muita luz natural e um bom clima interno. Terraços e jardins elevados, bem como pátios verdes e públicos fornecem oásis recreativos e locais para intervalos e reuniões ao ar livre.

Liderando em construções de madeira
C. F. Møller foca na sustentabilidade sendo consciente sobre os recursos e soluções duráveis - e nos últimos anos, a CF Møller assumiu a liderança em construções de madeira sustentáveis. O CFCF Møller participa de vários projetos de pesquisa e desenvolvimento suecos, dinamarqueses e europeus sobre construções de madeira e tem uma ampla gama de projetos de madeira que foram concluídos, estão em construção ou estão sendo projetados. CF Entre outras coisas, CF Møller está por trás do Kajstaden Tall Timber Building em nove andares, que foi a casa de madeira mais alta da Suécia na inauguração em 2019, o novo edifício do Ministério do Meio Ambiente alemão em Berlim, um novo edifício de escritórios em Munique, um novo edifício de escritórios do governo em Odense e vários pequenos edifícios na Escandinávia. 

Cliente: The Danish Building and Property Agency
Equipe de construção chave na mão: NCC, arquiteto: CF Møller Architects, engenheiro: MOE
Metros quadrados: 31.000 m2, mais 5.500 m2 porão
Número de locais de trabalho do governo: 1.600
Ocupação prevista: 2025
Endereço: Lerchesgade 35, 5000 Odense, Dinamarca