Executivo fala das expectativas para a nova função e cita que mudanças ocasionadas pela pandemia trazem mais oportunidades para empresas inovadoras e visionárias como o Grupo Marelli.
O Grupo Marelli acaba de apresentar aos seus 450 funcionários o novo CEO da companhia. O executivo paulista, Luis Valente, passou a ocupar o cargo, que estava vago desde fevereiro de 2020 e que, pela primeira vez, é exercido por um profissional de mercado, já que, até então, a função de Diretor Executivo estava sob o comando dos sócios-fundadores do Grupo.
Valente é engenheiro elétrico com especializações em programas avançados de Administração, como na Universidade Mackenzie e na IESE Business School – University of Navarra. Ocupou cargos executivos no Brasil, América Latina e Europa, nas áreas comercial, industrial e financeira, administrando operações complexas com responsabilidade sobre os resultados e compliance. Tem passagem pelos Grupo Schneider Electric, Grupo Steck, Eaton e Westinghouse.
Nossa equipe conversou com Luis Valente, que compartilhou suas expectativas como CEO da Marelli, assim como sua opinião sobre o cenário ocasionado pela pandemia da COVID-19. Confira!
Office - Quais suas expectativas para a nova função e o que significa essa oportunidade de atuar no Grupo Marelli?
Luis Valente - Para mim as expectativas são imensas e muito positivas, de muito aprendizado e muitos desafios. Essa oportunidade é algo desafiador e muito atrativo para qualquer executivo. A Marelli já é um gigante. Cabe a mim, como gestor do Grupo, criar as condições para o retorno de forte crescimento, promover uma audaciosa jornada de transformação digital, identificar oportunidades de renovar o portfólio com o toque tradicional de vanguarda e inovação característico da Marelli, desenvolver os talentos que já estão na empresa e identificar outros que logo estarão dentro da organização, expandir fronteiras e canais. Enfim, fazer jus ao legado de vitórias e êxitos dos sócios-fundadores e desse time.
Office – Quais serão os novos desafios para o mercado de mobiliário em meio ao cenário ocasionado pela pandemia da Covid-19?
Luis Valente - O mercado imobiliário e, consequentemente, o de mobiliário mudaram para sempre, com grandes transformações nos comportamentos e na forma de trabalhar e de morar. Mas acredito que essa mudança não foi negativa ou para pior. Ao contrário, traz mais oportunidades para empresas inovadoras e visionárias como o Grupo Marelli.
A pandemia creio que já caminha para o fim, mas as transformações que ela catalisou ficarão para sempre. Sairemos mais fortes de tudo isso!
Office - O home office, modelo de trabalho implantado em muitas organizações “do dia para a noite” em razão da pandemia, ganhou força e demonstra que deve permanecer em muitos negócios. A Marelli tem desenvolvido estudos sobre o tema e linhas de produtos focadas em atender esse novo contexto?
Luis Valente - Sem dúvida, o home office veio para ficar. Já havia muitas empresas que ensaiavam políticas de home office, mas a pandemia acelerou, e muito, tal iniciativa. No retorno, a maior parte das empresas, principalmente as grandes organizações, vão regressar com políticas claras de home office, em que seus colaboradores permanecerão em casa de dois a três dias por semana. O tamanho do piso corporativo vai diminuir, mas toda casa terá seu escritório!
No entanto, o ser humano não nasceu para ficar em casa, confinado todo o tempo. As pessoas têm que interagir, se ver e se relacionar... O piso corporativo será mais exigente em ergonomia, mais interativo e mais inteligente e a Marelli estará forte e com soluções para esse futuro.
Office - Poderia compartilhar uma mensagem para o público da Office Connection?
Luis Valente - O futuro é brilhante e promissor. Apesar das dificuldades passageiras, pelas quais passamos, aprendemos que somos capazes de vencer e nos reinventarmos diante do improvável e da ameaça. O sol continuará brilhando. Aqueles que trabalham continuarão triunfando, os que inovam continuarão vencendo e os que temem o desconhecido desaparecerão.
*Sobre o Grupo Marelli
Fundada em 2 de abril de 1983, em Caxias do Sul (RS), a Marelli é referência em mobiliário corporativo no Brasil e América Latina. A marca está presente no Brasil e na América Latina com uma rede de mais de 30 lojas exclusivas, que oferecem atendimento personalizado, relacionamento com especificadores e serviços especializados com equipes capacitadas para executar desde o projeto até a montagem do layout no cliente.
Em 2016, o Grupo Marelli adquiriu a Ingecon, de Canoas/RS, focada no mercado do varejo. Atualmente, são mais de 450 funcionários no grupo e aproximadamente 35 mil m² de área construída nas duas unidades fabris.
FONTE: Grupo Marelli
Assessoria de Imprensa: Invox Mais Comunicação
Fotos: Fabio Grison
Contribua com a Office Connection e encaminhe seus projetos e artigos com fotos para nossa redação - gustavo@ralestrategia.com.br e inscreva-se em nossa newsletter semanal.