4 min de leitura
10 Mar
10Mar

Espaços amplos e de interação são tendência no ambiente de trabalho

A volta ao trabalho presencial vem se intensificando no Brasil. Diversas pesquisas apontam que a maioria das empresas está se preparando para retornar ao ambiente físico. Ainda com as preocupações recorrentes acerca da pandemia, e enfrentando certa resistência daqueles que se adaptaram bem ao home office, o desafio das organizações está em proporcionar um ambiente de trabalho seguro e acolhedor para o retorno dos colaboradores e dos clientes ao espaço físico.

Diante de um discurso ambivalente sobre o que pode gerar mais produtividade, enquanto uma parte da população se acostumou com o trabalho remoto, outra parte ainda prefere ou precisa do ambiente presencial. A falta de estrutura adequada para o trabalho remoto, as distrações de casa e a integração com a equipe são condições que contribuem para a retomada da rotina presencial.

O site de empregos Indeed realizou uma pesquisa com seus assinantes em setembro de 2021, indicando que 53% dos entrevistados se sentem mais produtivos trabalhando presencialmente e que 27% sentem falta de socializar com colegas de trabalho. A pesquisa também revela que o trabalho híbrido é uma preferência para 44% dos entrevistados. 33% preferem retornar ao trabalho presencial e 23% preferem trabalhar remotamente. 

Por parte das empresas há ainda outros fatores que favorecem o presencial, como maior controle da cultura organizacional, mais segurança de informação e mais integração da equipe e nos processos de comunicação. 

Novas estruturas para novas dinâmicas de trabalho

Ainda que o trabalho híbrido se configure como uma tendência, as empresas continuam com a necessidade do espaço físico. Diante do cenário de retomada, além da produtividade, eficiência e integração entre as equipes,  o local de trabalho ganha maiores dimensões a partir das necessidades de bem-estar dos colaboradores e clientes. Neste quesito a estrutura tem se tornado mais um ponto de atenção e avaliação para as novas dinâmicas que visam a integração e motivação da equipe.

As demandas incluem, além da garantia das medidas sanitárias, cuidados com a ergonomia, iluminação e ventilação, a necessidade de espaços mais amplos e interativos, principalmente para atender as pessoas esgotadas do distanciamento e do trabalho em casa.

Outra caraterística fundamental para o bem-estar dos colaboradores é a localização da empresa. As dificuldades com o trajeto e o tempo gasto para deslocamento estão entre os principais motivos de preferência pelo trabalho remoto. Por isso, fatores como  acessibilidade e mobilidade têm sido mais um ponto de alerta para a escolha da instalação das empresas.

Construções eficientes

As construções eficientes se apresentam como boas oportunidades para alocar empreendimentos que também consideram aspectos de sustentabilidade para seus negócios.

Estar dentro de um prédio que teve todo cuidado para obter a certificação LEED e com diferenciais como bicicletário, vestiário, sala de reunião traz toda a comodidade e agrega vantagens para nossos clientes e colaboradores — relata Carina Schelbauer, gestora da Co.w. Working Space. 

O edifício Auri Corporate Tower escolhido pela Cow.w é o primeiro edifício comercial ecologicamente responsável do estado de Santa Catarina.

O selo LEED  (Leadership in Energy and Environmental Design), citado pela gestora é uma certificação internacional que prevê uma série de medidas de sustentabilidade na construção do edifício como: a redução de impactos ambientais das edificações; o uso racional dos recursos naturais; redução, tratamento e reuso dos resíduos da construção; e melhoria na qualidade de vida do usuário. Desta forma, as construções eficientes beneficiam seus usuários com uma estrutura projetada para o aproveitamento dos recursos naturais e a redução de custos operacionais, com grande impacto socioambiental e econômico. 

A fintech ASAAS, outra empresa alocada no edifício Auri Corporate Tower, transformou e modernizou todo seu espaço para receber de volta seus colaboradores. Piero Contezini, CEO da empresa, destaca a localização privilegiada na cidade de Joinville e a estrutura de segurança do prédio para a escolha:

O edifício também conta com um sistema de segurança permanente e áreas verdes, oferecendo mais comodidade e tranquilidade para todos — afirma Contezini. 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.