5 min de leitura
24 Mar
24Mar

A plataforma de realidade virtual Decentraland lançou a Metaverse Fashion Week, (Metaverse Fashion Week 2022 está hospedado no Decentraland  ) uma semana de moda digital onde marcas como The Fabricant apresentarão novas coleções de roupas no metaverso entre 24 e 27 de março.

Ao longo do período de quatro dias, a Decentraland sediará uma série de desfiles, afterpartys e lojas pop-up com marcas exibindo roupas digitais em avatares andando em passarelas virtuais.

Ao contrário de muitas semanas de moda tradicionais que permitem apenas convidados, a Metaverse Fashion Week é gratuita e aberta a todos. Os usuários simplesmente fazem login na plataforma baseada em navegador Decentraland.

“O MVFW será acessível a qualquer pessoa em todo o mundo”, disse Giovanna Casimiro, chefe da Metaverse Fashion Week (MVFW). "Uma das desvantagens dos desfiles de moda tradicionais é que eles são muito restritivos para a pessoa comum, quase sempre sendo apenas para convidados", diz Giovanna. 

"O MVFW será gratuito e, obviamente, como será digital, tudo o que você precisa para participar é um computador e uma conexão com a internet."

Durante o evento de moda, os usuários também poderão escanear um código QR para ver uma renderização do item, antes de usar fundos em sua carteira de criptomoedas para comprar itens como tokens não fungíveis ( NFTs ). As NFTs compradas podem então ser usadas no próprio avatar do usuário. Alguns também podem ser trocados pela versão física do item, com marcas trabalhando com a plataforma da marca Boson Protocol para vender bens físicos através do metaverso.
No MVFW, a casa de moda digital The Fabricant apresentará designs como Hemdrok Jacket e Nehalennia Dropsuit, um collant de mangas compridas.
No espírito de acesso aberto da Decentraland, a marca convidou os participantes a enviar seus próprios designs retrabalhados da linha The Fabricant's Season 1 em suas próprias combinações de tecidos e cores. Seis criações vencedoras serão selecionadas para a passarela por meio de votação do público.  

A cofundadora da Fabricant, Amber Jae Slooten, acredita que o desfile aponta para um futuro em que as semanas de moda tradicionais não são mais necessárias, especialmente pelo impacto negativo que elas têm no clima.“

À medida que nos apresentamos cada vez mais em espaços online, sinto que uma reunião de moda no Decentral e seria uma grande experimentação sobre o quanto as semanas de moda na vida real ainda precisam ser realizadas”, disse ela ao Dezeen.

"Se esta semana de moda facilitar um lugar e tempo para as pessoas se reunirem online e não precisarem voar pelo mundo e criar todos esses itens/resíduos físicos para produzir desfiles de moda de 10 minutos, isso economizaria muitos recursos valiosos. " ela adicionou.

O evento será encerrado com a marca de alta costura digital Auroboros. Sua coleção digital Biomimética será leiloada como uma série de NFTs. 

A coleção foi exibida pela primeira vez na London Fashion Week 2021 e um vestido cristalizante da coleção foi posteriormente exibido no London Design Festival.

De acordo com os designers, o MVFW é um momento crucial no calendário da moda, pois traz a moda digital para uma comunidade muito mais ampla.

"Decentraland é atualmente um dos metaversos mais populosos, permitindo comércio imediato e interação 3D", disseram Alissa Aulbekova e Paula Sello, cofundadoras da Auroboros. “Com a adoção em massa para o ecossistema de criptomoedas e, mais recentemente, para a indústria da moda, o MVFW é um momento decisivo para todos que criam e investem em moda digital”, disse Sello.

Ao lado de empresas de moda digital, várias marcas que tradicionalmente criam roupas físicas também devem participar do evento. Estes incluem a casa de moda de luxo italiana Dolce and Gabbana e a empresa de moda alemã Hugo Boss.

Enquanto a Decentraland está chamando sua semana de moda de "primeira" no metaverso, as marcas de moda Collina Strada e Mimi Waderealizaram desfiles de moda no metaverso online IMVU .  

A Gucci organizou uma exposição virtual no jogo online Roblox para marcar seu centenário, onde os jogadores puderam explorar os principais designs do estilista italiano Alessandro Michele e comprar colecionáveis virtuais raros.

Os desfiles de moda digitais anteriores incluem o desfile outono/inverno 2022 de Jonathan Simkhai, que foi apresentado no mundo virtual Second Life durante a New York Fashion Week.

Imagens cortesia de Decentraland salvo indicação em contrário.

A Metaverse Fashion Week será lançada em 24 de março. 

Consulte o Dezeen Events Guide para obter uma lista atualizada de eventos de arquitetura e design que ocorrem em todo o mundo.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.