A plataforma de realidade virtual Decentraland lançou a Metaverse Fashion Week, (Metaverse Fashion Week 2022 está hospedado no Decentraland ) uma semana de moda digital onde marcas como The Fabricant apresentarão novas coleções de roupas no metaverso entre 24 e 27 de março.
Ao longo do período de quatro dias, a Decentraland sediará uma série de desfiles, afterpartys e lojas pop-up com marcas exibindo roupas digitais em avatares andando em passarelas virtuais.
Ao contrário de muitas semanas de moda tradicionais que permitem apenas convidados, a Metaverse Fashion Week é gratuita e aberta a todos. Os usuários simplesmente fazem login na plataforma baseada em navegador Decentraland.
“O MVFW será acessível a qualquer pessoa em todo o mundo”, disse Giovanna Casimiro, chefe da Metaverse Fashion Week (MVFW). "Uma das desvantagens dos desfiles de moda tradicionais é que eles são muito restritivos para a pessoa comum, quase sempre sendo apenas para convidados", diz Giovanna.
"O MVFW será gratuito e, obviamente, como será digital, tudo o que você precisa para participar é um computador e uma conexão com a internet."
A cofundadora da Fabricant, Amber Jae Slooten, acredita que o desfile aponta para um futuro em que as semanas de moda tradicionais não são mais necessárias, especialmente pelo impacto negativo que elas têm no clima.“
À medida que nos apresentamos cada vez mais em espaços online, sinto que uma reunião de moda no Decentral e seria uma grande experimentação sobre o quanto as semanas de moda na vida real ainda precisam ser realizadas”, disse ela ao Dezeen.
"Se esta semana de moda facilitar um lugar e tempo para as pessoas se reunirem online e não precisarem voar pelo mundo e criar todos esses itens/resíduos físicos para produzir desfiles de moda de 10 minutos, isso economizaria muitos recursos valiosos. " ela adicionou.
O evento será encerrado com a marca de alta costura digital Auroboros. Sua coleção digital Biomimética será leiloada como uma série de NFTs.
A coleção foi exibida pela primeira vez na London Fashion Week 2021 e um vestido cristalizante da coleção foi posteriormente exibido no London Design Festival.
De acordo com os designers, o MVFW é um momento crucial no calendário da moda, pois traz a moda digital para uma comunidade muito mais ampla.
"Decentraland é atualmente um dos metaversos mais populosos, permitindo comércio imediato e interação 3D", disseram Alissa Aulbekova e Paula Sello, cofundadoras da Auroboros. “Com a adoção em massa para o ecossistema de criptomoedas e, mais recentemente, para a indústria da moda, o MVFW é um momento decisivo para todos que criam e investem em moda digital”, disse Sello.
Ao lado de empresas de moda digital, várias marcas que tradicionalmente criam roupas físicas também devem participar do evento. Estes incluem a casa de moda de luxo italiana Dolce and Gabbana e a empresa de moda alemã Hugo Boss.
Enquanto a Decentraland está chamando sua semana de moda de "primeira" no metaverso, as marcas de moda Collina Strada e Mimi Wade já realizaram desfiles de moda no metaverso online IMVU .
A Gucci organizou uma exposição virtual no jogo online Roblox para marcar seu centenário, onde os jogadores puderam explorar os principais designs do estilista italiano Alessandro Michele e comprar colecionáveis virtuais raros.
Os desfiles de moda digitais anteriores incluem o desfile outono/inverno 2022 de Jonathan Simkhai, que foi apresentado no mundo virtual Second Life durante a New York Fashion Week.
Imagens cortesia de Decentraland salvo indicação em contrário.
A Metaverse Fashion Week será lançada em 24 de março.
Consulte o Dezeen Events Guide para obter uma lista atualizada de eventos de arquitetura e design que ocorrem em todo o mundo.