Promoção Dezeen: as instalações em grande escala das cadeias de alumínio da Kriskadecor figuram em dois novos projetos: uma instalação Kengo Kuma na Casa Batlló de Antoni Gaudí e o maior centro comercial da Holanda.
A marca espanhola Kriskadecor produz cortinas de arame que são extremamente versáteis e leves e podem ser usadas para transformar a aparência de espaços interiores.
As redes da Kriskadecor estão localizadas no Westfield Mall, na Holanda. A foto é de Joni Israeli
O estúdio holandês MVSA Architects usou as correntes para criar uma instalação escultural no teto no Westfield Mall da Holanda, enquanto o arquiteto japonês Kengo Kuma projetou uma nova escadaria para uma casa famosa em Barcelona do arquiteto catalão Antoni Gaudí.
O Westfield Mall da Holanda é a maior instalação da marca até o momento. A MVSA usou 235 quilômetros de rede Kriskadecor para criar enormes painéis curvos em tons de marrom e dourado.
Correntes marrons e douradas são suspensas no teto em curvas. A foto é de Joni Israeli
São 30 painéis no total, o que ajudou a criar um ambiente mais intimista no refeitório do prédio de 117 mil metros quadrados.
"Pudemos criar um espaço onde você pudesse sentar, relaxar e se sentir confortável e feliz, porque as cortinas criam esse tipo de ambiente", disse Thijs van de Straat, da MVSA.
Kengo Kuma usa cortinas de corrente em sua escada para a Casa Batlló de Gaudí. A foto é de Jordi Anguera
O projeto de Kuma é igualmente ambicioso em escala. O arquiteto usou 164 quilômetros de correntes para envolver uma nova escadaria que liga o andar térreo da Casa Batlló ao seu subsolo recém-reformado.
As cortinas são dispostas em camadas para criar um padrão que imita a forma das telhas do telhado da villa. As correntes se estendem pelas paredes e teto, criando um efeito tridimensional.
As cortinas imitam as formas do teto de azulejos do prédio. A foto é de Jordi Anguera
“Em termos de tamanho, criamos projetos de todas as dimensões, do menor ao mais espetacular”, disse Kriskadecor.“
A leveza do material e um claro espírito de inovação permitiram-nos criar estruturas metálicas de enormes proporções”.
O pavilhão do Equador na Expo Milão 2015 apresentou uma fachada padronizada de correntes. A foto é de Marcela Grassi
A Kriskadecor pode fabricar correntes em infinitas combinações de tamanho, forma e cor. Os projetos também podem integrar imagens ou texto.
A marca controla o processo de produção do início ao fim, para garantir um resultado de alta qualidade.
Outros exemplos de instalações de grande escala da Kriskadecor incluem o Pavilhão do Equador na Expo de Milão em 2015, onde as redes criaram padrões ousados na fachada.
O Centro de Lazer Odiseo possui telas de tela em seu estacionamento. A foto é de David Frutos
A empresa também trabalhou no estacionamento do Centro de Lazer Odiseo em Murcia, Espanha, usando cortinas vermelhas brilhantes para criar um toque gráfico distinto.
Para mais informações sobre os projetos da Kriskadecor, visite o site da marca.