6 min de leitura
24 Mar
24Mar

Um sistema projeto e construção para criar espaços de trabalho de baixo carbono. Esta é a proposta da Canoa, uma ferramenta de design com uma loja virtual incorporada que visa reduzir o impacto ambiental de interiores comerciais. Operando sob os princípios da economia circular, a Canoa busca manter os materiais em uso pelo maior tempo possível, eliminar resíduos e ajudar a preservar os recursos naturais, apoiando empresas, designers e fornecedores na realização de reformas comerciais.

Selecionado como um dos Melhores Novos Escritórios de 2021 pelo ArchDaily, Canoa é uma start-up com sede em Nova York fundada em 2019 pelo designer e empresário Federico Negro com o objetivo de oferecer ambientes de trabalho ambientalmente sustentáveis para uma ampla gama de negócios. Canoa é um empreendimento business-to-business para produtos de escritório de baixo carbono, abrangendo desde mobiliário até iluminação e acessórios. A empresa se concentra em fornecer móveis e unidades pré-fabricadas duráveis com materiais e fabricação rastreáveis que podem ser facilmente transportados e reutilizados.

Canoa permite que os designers testem e experimentem rapidamente os layouts do local de trabalho e tenham uma visão geral em tempo real dos custos, eficiência e métricas ambientais, além de auxiliar na organização do inventário dos estabelecimentos. A empresa atende à necessidade de informações abrangentes sobre o impacto ambiental dos produtos de mobiliário, ao mesmo tempo em que adota o ethos contemporâneo do reuso. Canoa capitaliza o suporte pós-ocupação e promove um modelo de negócios que induz à redução do desperdício, empregando o mínimo de material possível nos projetos. 

Ao contrário das gerações anteriores, os consumidores de hoje […] estão exigindo mais informações sobre os produtos que usam. Já estamos vendo isso na indústria alimentícia, na moda, nos têxteis, nos bens de consumo, entre outros setores. O mundo está mudando e a transparência está rapidamente se tornando um requisito para as empresas. A sociedade logo esperará tanto de nossos móveis, prédios, bairros, trânsito e cidades quanto de nosso café ou par de tênis.  

Canoa fornece uma plataforma de design para planejamento de espaço e gerenciamento de inventário na forma de um aplicativo para navegador que permite que vários membros da equipe planejem e compartilhem ideias para o layout do espaço de trabalho. Todos os blocos 2D colocados no layout da planta baixa são objetos e acessórios de mobiliário da vida real, compráveis, fiéis às medidas e especificações. A Canoa contém um catálogo de produtos com itens de baixa pegada de carbono produzidos por vários fabricantes que fornecem informações detalhadas sobre seus produtos. Os produtos também são apresentados em coleções que passam por rígida curadoria, agilizando o processo de design.

Outra característica essencial é o cronograma que possibilita acompanhar as metas de ocupação, bem como os custos por unidade e postos de trabalho. Isso permite que os projetistas avaliem rapidamente a eficiência do layout e a configuração espacial e programática do projeto. Além disso, os layouts criados na Canoa podem ser exportados como desenhos CAD para serem incluídos na documentação dos projetos. 

O aspecto mais inovador da Canoa é a transição perfeita do design para a implantação no mundo real. A plataforma simplifica os processos de compras, pois gera listas atualizadas de quantidades e custos, ao mesmo tempo em que oferece a oportunidade de fazer e rastrear pedidos de vários fornecedores. Embora o recurso de colocação de pedidos esteja disponível apenas nos Estados Unidos, por enquanto, a Canoa ainda pode ser usado como uma ferramenta de design colaborativo em todo o mundo. 

A ferramenta de design da Canoa também permite que as empresas integrem seus próprios padrões de escritório ao design e auxilia os gerentes de propriedade no gerenciamento de estoque, com fácil acesso às especificações, informações de reparo e custo do produto por meio de seu uso. Com o objetivo de reduzir o desperdício e manter os itens na economia por mais tempo, a Canoa também oferece um marketplace de itens usados, atuando como mediador entre as empresas que mudam de escritório. 

Acreditamos que modelos de negócios transparentes e eficientes para a gerar edifícios novos e reabilitados nos setores público e privado são fundamentais se quisermos enfrentar o desafio de oferecer ambientes de trabalho e vida saudáveis para os bilhões que ainda não contam com isso, sem o esgotamento irresponsável dos recursos naturais. — Canoa

O designer Federico Negro iniciou a Canoa como uma resposta à dificuldade do setor de AEC em lidar com as questões ambientais atuais. A tecnologia e o design eram o interesse inicial de Negro, que se envolveu com projetos humanitários após o furacão Katrina e mudou sua visão sobre a contribuição da arquitetura em relação às mudanças climáticas. Sua primeira start-up, CASE, focada no desenvolvimento de tecnologias de design para empresas do ambiente construído, foi adquirida pela WeWork em 2015. Durante seu tempo como chefe de design da WeWork, Federico Negro observou os desafios de rastreabilidade na indústria de FF&E ao mesmo tempo em que desenvolveu uma visão abrangente sobre a ocupação dos locais de trabalho projetados pela empresa. 

A Canoa nasceu do desejo de contribuir para a descarbonização de edifícios de escritórios, trazendo transparência para a indústria de móveis, iluminação e sistemas pré-fabricados de interiores. A empresa acaba de lançar sua versão beta e está constantemente expandindo seu catálogo e recursos.

Este artigo é parte do Tópico do ArchDaily: Novos Escritórios.  

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.